terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Lista de 5 | Momentos excelentes dentro da trilogia prelúdio de Star Wars!


Olá meus caros leitores, depois de um graaande tempo sem fazer um Lista de 5, estou de volta, com um tema (POLÊMICO) bem legal!

Bom, se você está lendo isso, muito provavelmente é um fã de Star Wars (assim como eu), e desde sempre os fãs de Star Wars são basicamente divididos em dois "tipos": Os que gostam da trilogia prelúdio, e os que são chatos não gostam. Independentemente do lado que você se encontra, peço que continue a leitura, pois, se você já não acha os filmes tão horríveis assim, pode ser que acabe gostando mais ainda depois disso, e se não gosta pode até começar a gostar (ou não também, tanto faz).

Assim como quase toda obra, os três filmes da franquia intergalática que são dirigidos por George Lucas certamente tem seus problemas, porém, como o idealizador de todo esse mundo que amamos sempre deixou evidente é que ele tem ideias brilhantes de forma quase que rotineira, mesmo que mal executadas as vezes. Nesses três filmes pode ser que algumas características que não são suas melhores tenham ficado mais evidentes, mas é inegável que aquele "pitaco" de genialidade está presente ali em um ou outro aspecto, e é isso que estamos buscando destacar na lista de hoje!

1. Darth Maul vs Obi-Wan e Qui Gon Ginn


Uma das coisas mais subestimadas pra mim da trilogia nova, o ápice do primeiro filme, é até hoje umas das melhores batalhas de toda a saga. O Episódio I como um todo é o único dos 3 que faz apenas um "upgrade" no estilo de luta dos filmes originais, quase que uma mistura do estilo "macaco saltitante" dos Episódios II e III, com o jeito mais contido dos filmes clássicos. Alias, isso foi basicamente a mesma coisa que "O Despertar da Força" fez, "atualizando" toda a característica da luta em si, só que sempre respeitando a obra principal (certamente que o deles ficou melhor, mas não vem ao caso agora). Na verdade, fica aqui uma menção a quase todo o Episódio I, que de todos os três é o que mais (ou o único) tem o "estilo" dos filmes antigos, muito pelo fato de não ser um CGI absurdo em todas as suas cenas, com vários cenários e personagens com efeitos práticos, e construídos de verdade, característica marcante da franquia desde sempre, basicamente sua "alma", mas que foi esquecida após isso, e resgatada novamente com a estréia do Episódio VII. Por incrível que pareça, é este o filme mais execrado de toda a trilogia, e em minha humilde opinião, injustamente, mesmo por que nem o pior dos 3 ele é (o 2 que é). Por fim, a única coisa que realmente me incomoda na cena é: "Por que o Obi-Wan simplesmente não usou o 'bust' de velocidade?"...

2. Palpatine fala sobre Darth Plagueis


No Episódio III temos umas das poucas menções ao passado da força (seja Sith ou Jedi) em toda a franquia de filmes (algo que deve ser mais explorado nos vindouros Episódios VIII e IX). A citação está longe se ser sútil, e todos sabem o por que de sua inclusão no roteiro ("seduzir" Anakin para o lado negro da força), porém, ela não deixa de ser muito boa (alias, ela até pode explicar a própria origem de Anakin, dito como "filho da força", mas é algo para outra hora também, continuemos...). Palpatine fala para o jovem Skywalker sobre Darth Plagueis, seu antigo mestre. A cena além de servir para enriquecer de certa forma universo da franquia, e todas essas outras coisas que já falei, é também meio que um "conserto" no conceito dos midi-chlorians (que são citados só aqui, depois do primeiro filme), se você parar para pensar. A história é basicamente que Darth Plagueis, descobriu uma forma de usar o lado negro para criar vida, no fim, ele teria ensinado tudo a seu aprendiz (Palpatine), que o matou pouco depois disso.

3. Obi-Wan vs Anakin em Mustafar


Essa é quase a presença "óbvia" da lista, com todos os defeitos que os filmes podem ter, e até mesmo essa cena em questão, é quase que unanime que este é um final épico e digno da franquia, com um tom "pesado" que nem mesmo Rogue One conseguiu igualar. Com uma estética e coreográfica bem legais, a cena faz toda a "ponte final" com a trilogia clássica, mostrando o derradeiro final de Anakin Skywalker e o real nascimento de Darth Vader. Fica melhor ainda com a "cereja" sendo Obi-Wan, seu mestre e amigo, o destinado a confronta-lo nesta batalha final. Um ou outro diálogo pode até parecer meio destoado e jogado (algo quase recorrente nos filmes da saga em que George Lucas assume a direção), porém, descontando isso, todo o conceito e importância que o acontecimento tem para a toda a franquia (e até somado com a incrível revelação de Rogue One), a luta final do Episódio III é também, sem sombra de dúvida, uma das melhores cenas de todos os 7 filmes.

4. Darth Maul


Bom, esse e o próximo item da lista não são necessariamente um ou dois momentos, mas que mesmo assim merecem muito serem lembrados!. Darth Maul nem tem muitas falas em "A Ameaça Fantasma", porém, é apresentado desde o inicio com uma maestria incrível. Apenas com a presença do personagem em cena já é possível "sentir" toda sua maldade e imponência, algo similar (veja bem, SIMILAR, guarde as devidas proporções) a Darth Vader. Maul rouba a cena, e faz o que nenhum dos outros dois filmes conseguiu: Tem um vilão que realmente parece um vilão. Porém, conseguimos fazer um outro paralelo, que quase descreve essa trilogia prelúdio como um todo: O personagem é uma das melhores coisas do filme, mas ai no final... vão lá... e matam ele...

Obs: "Matam" ele, não é? O personagem caiu tanto na graça dos fãs que até foi "revivido" (como parte do cânone mesmo), aparecendo em Rebels, por exemplo. Mesmo assim, vale falar sobre a morte dele, por ser o sentimento quando vemos apenas os filmes.

5. Obi-Wan Kenobi


Em meu segundo Planeta Geek aqui no site acho que já deixei claro o amor pelo personagem (se quiser ler, clique aqui), entretanto, nunca é de mais!. O Obi-Wan de Ewan McGregor é definitivamente a melhor coisa apresentada na trilogia prequel, o ator conduz toda a história em grande parte dos filmes, e faz jus a já incrível performance de Alec Guinness em "Uma Nova Esperança". O personagem é bem trabalho, tem carisma, mostra toda sua evolução e ganho de sabedoria com o passar dos filmes, e se torna um exímio mestre Jedi. Sinceramente, não sei nem quais características é melhor destacar aqui, mas enfim, acho que já deu pra entender, não é? Obi-Wan é incrível (Disney faça um filme dele! Por favor!).

Concorda com os itens? Acha que deixei algum de fora? Deixe nos comentários! O Lista de 5 fica por aqui, um abraço a todos e até semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Tropa Geek

Um projeto idealizado por três amigos, que buscavam um meio de trabalhar juntos e ao mesmo tempo se divertir com isso. Somos um site sobre cultura pop, com enfase no cinema, e além das notícias diárias sobre diversos assuntos, ainda temos textos de opinião/entretenimento saindo quase que diariamente também, fora o Geekcast, nosso podcast quinzenal, onde dessecamos diversos assuntos do mundo geek e afins. Curta nossa página, siga no twitter e fiquem ligados no site para não perder nada!


Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *