domingo, 4 de dezembro de 2016

Planeta Geek | O assunto dessa semana, infelizmente, não poderia ser outro...


Olá caros leitores! Depois de um tempo em "off" (peço desculpas por isso) volto aqui para mais um Planeta Geek!

Bom, desta vez vou pela primeira vez sair um pouco da temática geek/nerd em sua essência mais escrachada, o assunto em questão não tem muito nicho especifico, porém, não é com felicidade que venho aborda-lo aqui mas infelizmente ele não poderia ser outro, não nessa semana...

Só com isso acho que já fica claro do que vamos falar neste domingo. No inicio dessa semana caiu na Colômbia o avião que levava a delegação da Chapecoense, juntamente com alguns jornalistas, para o primeiro jogo da final da Copa Sul-americana. A tragédia resultou em 71 mortes. Da equipe, apenas 3 jogadores escaparam com vida, porém, permanecem internados, além deles, um jornalista e mais dois tripulantes sobreviveram.

Creio que não precise de muitos detalhes, durante toda essa semana o mundo inteiro parou incrédulo para acompanhar esse triste acontecimento, e mesmo sabendo que não é o foco total desde quadro guardo o dia de hoje para fazer apenas algumas pontuações sobre.

Não vou abordar toda a tristeza gigante do evento em si, assim como todos que acompanharam toda a repercussão nesses dias me sinto extremamente chateado, tanto pelas pessoas envolvidas, quanto pelo sonho desse time emergente em conquistar seu primeiro título a nível continental, mas principalmente pelas famílias de todos os envolvidos no acidente, realmente não é um dor que possa ser expressada com palavras.

Dito isso, o objetivo central desse texto é pura e simplesmente exaltar dentro dessa situação de extrema tristeza o clima de união e solidariedade que se difundiu no mundo todo. Mais especificamente gostaria de agradecer (sim, agradecer) de coração ao Club Atlético Nacional de Medellín. Pra quem não sabe a final que o time que Chapecó iria disputar em solo Colombiano seria contra o Atlético, o que aconteceu depois já sabemos... mas e então? Tendo em vista que a Chapecoense mal tem 11 jogadores em seu elenco profissional depois disso, o título fica automaticamente com seu adversário, não? Não.

(Não temos muito o que fazer, a não ser agradecer por esse ato inacreditável de solidariedade)

Não demorou nem 24 horas, e a equipe da Colômbia já tinha comunicado oficialmente a COMENBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol) de que abria mão do título, recusava-o, e fazia questão de que a Chape fosse consagrada a campeã da edição 2016 do segundo maior campeonato de clubes da América. 

Bom, mas para por ai não é? NÃO! Além de possíveis doações futuras, o clube, os torcedores, basicamente toda a população da Colômbia abraçou nós brasileiros, e principalmente a Associação Chapecoense de Futebol de uma maneira que eu nunca pensei que veria na minha vida, na noite em que a primeira partida da final deveria ser disputada 40 mil pessoas lotaram o estádio Atanasio Girardot em Medellín, com mais de 70 MIL PESSOAS DO LADO DE FORA! Foram MAIS DE 100 MIL PESSOAS reunidas, dando força, apoiando, e tentando levantar (se é que isso é possível) o animo de todos, em uma atitude linda, maravilhosa, incrível... estupenda, umas das coisas mais bonitas que já vi em toda a minha vida.

Segue abaixo um dos momentos registrados (e sim, isso aconteceu na Colômbia):



O que mais arrepia e emociona é o simples fato de que: Eles não tinham a menor obrigação de fazer nada disso, simples sentimentos prestados e coisas do gênero eram o mínimo, e se simplesmente tivesse ficado nisso ninguém acharia falta, ou mesmo crucificaria a instituição, até por que coisas muito mais importantes estariam acontecendo em paralelo a isso. Porém, eles fizeram, emocionaram, deram um show, e tenho certeza que ganharam MUITOS torcedores e simpatizantes, mundo a fora. Como muitos já escreveram por ai, eu simplesmente só tenho uma coisa a dizer: Muito obrigado mesmo, Atlético Nacional.

Ao ver isso não pude pensar em algo diferente de "talvez a humanidade tenha alguma esperança, ao final de tudo". Certamente o Atlético Nacional deu o maior exemplo (e também mais bonito) de solidariedade possível, mas vale lembrar de muitas outras instituições que mostraram seu bom coração, e lapidaram essa grande e bonita mensagem de solidariedade mundo a fora.

O Libertad do Paraguai, que muito pouco tinha a ver com isso emitiu uma nota oficial disponibilizando TODO seu time titular para a Chapecoense disputar partidas (talvez a última rodada do brasileirão), Real Madrid, Benfica, Corinthians, Santos, São Paulo, Ponte Preta (e muitos outros) propuseram emprestar jogadores a Chape em 2017 sem custo algum, o Palmeiras está "mexendo os pauzinhos" e deve jogar com o uniforme da equipe de Santa Catarina na última rodada do Campeonato Brasileiro, enfim, foram inúmeras as equipes, as pessoas e etc que se mostraram solidarias a Chapecoense e todos os envolvidos no acidente trágico, o que certamente não muda a dimensão do acontecimento, nem a dor, porém, não deixam de ser ações simplesmente do caral#@ e que mostram uma humanidade e bondade sem tamanho de todos os idealizadores.

Poderia ficar aqui me estendendo muito tanto para o lado trágico do evento, quanto para o lado humanitário, que já citei um pouco, mas acho que da pra parar por aqui. 

Gostaria mais uma vez de parabenizar todos que de alguma forma estão tentando amenizar essa dor gigantesca que os parentes de todas as vitimas estão sentindo, prestar os sentimentos mais sinceros em nome de todos aqui da Tropa Geek aos familiares das 71 vítimas, e desejar toda a saúde do mundo aos 6 sobreviventes, principalmente os que ainda passam por um estado um pouco mais delicado, força guerreiros, vocês vão ganhar mais essa batalha!

O Planeta Geek volta no próximo domingo, desejamos que com um assunto muito mais feliz do que esse. Um forte abraço a todos, e até lá!

"Eee... Vamo! Vamo! Chapee! Vamo! Vamo! Chapee... eee..." 💚💚

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Tropa Geek

Um projeto idealizado por três amigos, que buscavam um meio de trabalhar juntos e ao mesmo tempo se divertir com isso. Somos um site sobre cultura pop, com enfase no cinema, e além das notícias diárias sobre diversos assuntos, ainda temos textos de opinião/entretenimento saindo quase que diariamente também, fora o Geekcast, nosso podcast quinzenal, onde dessecamos diversos assuntos do mundo geek e afins. Curta nossa página, siga no twitter e fiquem ligados no site para não perder nada!


Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *