sexta-feira, 4 de novembro de 2016

TG Recomenda | Um filme que te fará rir e chorar ao mesmo tempo!


Olá caros leitores aqui da Tropa Geek, voltamos mais uma vez aqui para o TG Recomenda. Assim como em meu primeiro texto aqui no quadro, volto a indicar um filme, mesmo por que, nunca é demais, não é?

Bom, desta vez vou sair um pouco da área da ação e aventura, assim como foi Poder Sem Limites (veja aqui), e mesmo da comédia escrachada, assim como é The Ranch (leia aqui), indico para vocês hoje uma encantadora e excelente "dramédia": O Verão da Minha Vida.

Primeiro queria falar por que eu particularmente amo esse gênero de filmes. Em sua essência, quando bem executada, claro, a comédia dramática é o tipo de filme que te faz pensar na vida, mas ao mesmo tempo te faz dar boas risadas, e você só para pra perceber o quão densa aquela história era depois que ela acaba. Certamente estamos falando aqui de casos que conseguem o exito necessário, casos que o filme simplesmente não é bom não entram nesta comparação. Poderia citar aqui muitos casos de sucesso, porém não quero gastar nenhum possível assunto futuro, certo?.

Falando agora do filme, realmente tenho que pensar bastante, para saber por onde começar. Basicamente tudo, tudo nesse filme beira a perfeição, roteiro enxuto, personagens bem construídos, atuações excelentes, etc etc.
(A estranheza em contraste com o carisma gigantesco do personagem de Liam James é simplesmente brilhante)

Comecemos falando com a história. Obviamente vou fugir dos spoilers aqui, para não estragar a experiência. O longa tem seu enredo voltado em Duncan (Liam James), um garoto um tanto quanto introvertido, que além de ter que sobreviver com esse seu jeito "estranho", ainda tem que aguentar o irritante namorado da sua mãe, Trent (Steve Carell), porém, inesperavelmente, é em uma viagem a casa de praia dele, que Duncan vê um raio de luz no fim do túnel, e talvez a vida não seja tão ruim assim no final das contas.

Não contente com esse meu resumo sobre a história, segue a sinopse oficial: "Duncan (Liam James) é um garoto de 14 anos que vive com a mãe e não suporta o namorado dela, Trent (Steve Carell), que volta e meia o menospreza. Eles viajam para uma casa de praia durante o verão, juntamente com a filha de Trent, Laura (Devon Werden). Deslocado em meio aos amigos de Trent e até mesmo com a própria mãe, Duncan passa os dias pedalando pelas redondezas. Num de seus passeios ele conhece Owen (Sam Rockwell), um cara despojado que trabalha no parque de diversões aquático local. Não demora muito para que o garoto se aproxime dele, especialmente quando consegue um emprego de verão no próprio parque".
(A amizade entre Owen e Duncan é encaixada de uma forma tão bonita e "pura" que chega a encher os olhos em alguns momentos)

Dada essa ambientação com a história não falarei mais do enredo em si, basta sair desta premissa para notar que a vida do garoto tem ali uma carga emocional um tanto quanto grande, porém, é realmente incrível reparar no contraste com a própria direção visual do próprio longa, que sempre tem um ambiente bonito e colorido, além, claro, da própria abordagem de certas situações, a "comédia" dramática ali não é pra nada, você vai rir sim vendo o filme, mas é provável que chore também.

Na construção de personagens, os diretores (e escritores da história) Nat Faxon e Jim Rash se mostram competentes, Duncan, sendo o protagonista é também o que tem mais tempo de tela, e sua construção é precisa e tem exito, porém, os "coadjuvantes" também não ficam muito atrás, o próprio Trent, com apenas alguns minutos já é apresentado facilmente ao público. Pam (Toni Collette), a mãe de Duncan , tem uma construção competente, é daqueles personagens que mesmo ficando de fundo, com algumas cenas você já fica por dentro de como tudo funciona par ela, o mesmo vale para Owen, personagem de Sam Rockwell.
(O excelente elenco é um dos trunfos de "O Verão da Minha Vida")

Sobre o elenco acho válido o destaque para três atores. Liam James, que da vida a Duncan, está simplesmente SENSACIONAL, impecável, consegue passar uma simpatia, mesmo com um personagem tão introvertido, creio até que o termo mais adequado seria "empatia" para com o personagem, é simplesmente "ridículo" (no bom sentido) o quanto você se apega com o menino ao final do filme. Uma outra surpresa excelente também é Sam Rockwell, o ator que vive Owen, o amigo inesperado de Duncan nesta viagem, e ele simplesmente arrasa, o personagem dele tem desde momentos cômicos, a momentos de extrema carga emocional, a até ocasiões em que ele "se empoe" para outros personagens, resumindo, Rockwell passa por quase todas as vertentes da interpretação, mesmo sendo ele próprio apenas um elemento dentro da história principal. Para completar, Steve Carell faz o que já estamos acostumados a ver, e da um show, você realmente odeia Trent, nem da pra imaginar que aquela é a mesma cara do nosso amado Michael Scott!

"O Verão da Minha Vida" é um filme lindo, que trás uma interpretação leve para um assunto de um peso inimaginável, uma história cativante, emocionante, mas que ao mesmo tempo é engraçada e leve.

Deixo o trailer abaixo, que da uma resumida legal nessa "mistura de emoções" que citei mais acima.


Revendo o trailer já da arrepios, creio que nem tenha mais o que falar aqui sobre "O Verão da Minha Vida" (The Way Way Back), que filme maravilhoso, sinceramente faltam argumentos, vou até parar, por que deve estar meio feio até.

Acho que é isso pessoal, recomendo muito o filme, se você assim como eu tem seus dias que "pedem" por um "filme que faz pensar", The Way Way Back é um desses filmes, só espere um desses dias, e de uma chance, garanto que não vai se arrepender.

Mais uma vez agradeço a vocês, por lerem o conteúdo aqui do site, pedimos sempre que mandem suas opiniões sobre todos os quadros, o que podemos melhorar e mesmo temas legais para abordarmos. O Tropa Geek Recomenda desta semana fica por aqui, um abraço e até semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Tropa Geek

Um projeto idealizado por três amigos, que buscavam um meio de trabalhar juntos e ao mesmo tempo se divertir com isso. Somos um site sobre cultura pop, com enfase no cinema, e além das notícias diárias sobre diversos assuntos, ainda temos textos de opinião/entretenimento saindo quase que diariamente também, fora o Geekcast, nosso podcast quinzenal, onde dessecamos diversos assuntos do mundo geek e afins. Curta nossa página, siga no twitter e fiquem ligados no site para não perder nada!


Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *