quinta-feira, 10 de novembro de 2016

TG Recomenda | Um dos melhores filmes de drama de Jim Carrey!


Olá amigos da Tropa! Bem vindo a mais um Tropa Geek Recomenda, hoje vamos falar pela primeira vez sobre um filme! Bom, primeira vez para mim, já que já tivemos recomendações de três filmes aqui no TG: "Invictus", "Poder sem Limites" e "Verão da Minha Vida". Minha dica hoje se trata de "O Show de Truman", comédia dramática protagonizada por Jim Carrey lançado em 1998.

O filme dirigido por Peter Weir e escrito por Andrew Niccol, teve sua idealização baseada em um roteiro para uma série de ficção científica chamada "Além da Imaginação". Sendo um sucesso de bilheteria e indicado a vários prêmios.

De inicio somos apresentado a Truman Burbank, um homem que leva uma vida normal num tipico subúrbio americano, com trabalho, família... enfim tudo que uma vida normal tem de direito. E tudo segue dessa forma, sem que Truman se quer desconfie que sua vida toda tem sido monitorada por um reality show. Até que um dia, Truman começa a perceber as pequenas falhas em sua realidade e sua vontade de explorar o mundo pode por toda essa farsa em jogo.

Embora seja descrito como comédia dramática, se vê muito mais a parte dramática no filme, que com um enredo simples, consegue representar muitas coisas do nosso universo de maneira atemporal. Questões sobre nossa existência e sobre o destino, são feitas pelo personagem, a medida que ele sente sua vida controlada, uma sensação que todos nós já sentimos alguma vez.


O quão diferente é o mundo de Truman comparado com ao nosso? Nascemos, crescemos e aceitamos a realidade que nos é apresentada, sem se questionar sobre regras e padrões que devemos seguir, até que falhas ou injustiças se revelam e nos obrigam a sair da nossa zona de conforto. O filme lembra características filosóficas do Existencialismo e do Mito da Caverna de Platão, onde homens tem sua realidade limitada a vida toda dentro de uma caverna e se conformam com isso.

O controle da vida de Truman ou seu "destino", faz também muitas referências ao mundo bíblico, há uma cena em que o personagem fala com seu "criador", criador do show na verdade, lembrando muito as passagens da bíblia onde Deus se pronuncia aos humanos.

"O Show de Truman" é um dos ótimos filmes de drama protagonizados por Jim Carrey, que apesar de ser conhecido como um ator de comédia, tem boas representações nesse gênero, como por exemplo, "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças". De maneira leve, somos levados a refletir sobre nossa existência, nossa realidade e sobre as pessoas com quem convivemos, e que supostamente podemos confiar. 

O TG Recomenda termina aqui, obrigado pela atenção e até a próxima!


"Ah! E no caso de eu não te ver, bom dia, boa tarde e boa noite!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Tropa Geek

Um projeto idealizado por três amigos, que buscavam um meio de trabalhar juntos e ao mesmo tempo se divertir com isso. Somos um site sobre cultura pop, com enfase no cinema, e além das notícias diárias sobre diversos assuntos, ainda temos textos de opinião/entretenimento saindo quase que diariamente também, fora o Geekcast, nosso podcast quinzenal, onde dessecamos diversos assuntos do mundo geek e afins. Curta nossa página, siga no twitter e fiquem ligados no site para não perder nada!


Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *