segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Planeta Geek | O que esperar de "Blade Runner 2049"?


Olá membros da Tropa! Hoje no Planeta Geek vamos falar sobre as expectativas para a sequencia de "Blade Runner: O caçador de androides", embora esse seja um filme clássico para cultura Geek, não conheço muitas pessoas que já o assistiram e nem faço ideia do tamanho do publico de fãs para essa obra. Sendo assim, vamos falar um pouco sobre ele.

Em uma Terra futurista e distópica, a existência de replicantes (androides muito semelhantes a humanos) se torna ilegal quando os mesmos começam um motim em outra colônia fora do planeta. Para cumprir essa lei, é criado um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, com ordem de matar esses replicantes, ato chamado de "remoção". Anos depois, quando cinco replicantes chegam a Terra na cidade de Los Angeles em busca de mais tempo de vida, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de remove-los.

Posso ser suspeito em falar, já que gosto de qualquer coisa que envolva Inteligencia Artificial, mas esse filme é realmente muito bom e explora esse tema de uma maneira que não tinha visto ainda. Os replicantes são condenados a morte pela sua existência e eles não são tão diferentes dos humanos, na verdade, eles tem habilidades físicas superiores e uma inteligencia semelhante, a não ser pelo fato deles terem uma "validade", o que de certa maneira todos temos afinal. Essas semelhanças levantam muitas questões sobre a "remoção" desses seres e sobre o seu uso na sociedade, já que eles são tratados como escravos.

Faltam palavras para a experiencia que o mundo de Blade Runner nos traz, o filme se tornou ícone para um universo Cyberpunk, tanto que prefiro não descreve-lo aqui, para não estragar essa experiencia ao ver o filme.

Não se sabe muito sobre esse novo filme, na verdade, nada foi revelado com relação a história, mas o titulo pode mostrar que se passaram 30 anos e como o Harrison Ford voltará ao filme como Rick Deckard, a teoria de que ele também fosse um replicante pode não ser verdade, já que os replicantes tem validade de quatro anos. Essa teoria se formou com algumas cenas especificas do filme e ela faz muito sentido por sinal (Spoilers ao clicar no botão):


Há cenas em que Rick aparenta ter olhos brilhantes assim como o replicantes, ele também tem um sonho em certa parte do filme com um unicórnio, figura que é feita em origami por um dos replicantes que ele caçava. Como os replicantes tem memórias implantadas artificialmente, isso força a teoria que ele seja um deles.


Há também alguns atores confirmados, você pode ver aqui no post, e a direção está por conta de Dennis Villeneuve, que tem dado declarações preocupantes sobre a produção: 

"Primeiramente, não é possível ficar à altura do original. É do Ridley Scott. É uma obra-prima. É um dos melhores filmes sci-fi, é um dos melhores filmes dos últimos 50 anos. Para mim, o que me aterroriza nesse momento é que eu o que eu estou fazendo é pegar Blade Runner e transformando-o em algo meu, e isso é assustador. Perceber quando eu olho as gravações diárias que não é o Ridley Scott, sou eu, e é diferente. Ainda é o mesmo universo, ainda estamos no mesmo sonho, mas é meu, então eu não faço ideia de como as pessoas vão reagir, eu não sei. Ele tem vida própria."

Pois é, além de não termos o compositor da trilha sonora do primeiro filme, o próprio diretor mostra insegurança em relação ao que está fazendo. Pode ser uma estratégia para baixar expectativas ou somente uma forma de humildade que ele esta querendo demonstrar, mas esses tipos de pronunciamento sempre assustam. Outra preocupação seria em relação a trama, já que o primeiro filme tem um final bem fechado, não dando muitos indícios para uma continuação, tirando a teoria citada acima.

Acho que já consegui demonstrar o quanto gosto do filme e mesmo ficando animado com a noticia da continuação, acho difícil eles conseguirem retomar tudo o que tivemos no primeiro filme. Espero que essa teoria seja explicada e que consigam recuperar o ambiente Cyberpunk clássico.

Então é isso, obrigado como sempre pela atenção e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Tropa Geek

Um projeto idealizado por três amigos, que buscavam um meio de trabalhar juntos e ao mesmo tempo se divertir com isso. Somos um site sobre cultura pop, com enfase no cinema, e além das notícias diárias sobre diversos assuntos, ainda temos textos de opinião/entretenimento saindo quase que diariamente também, fora o Geekcast, nosso podcast quinzenal, onde dessecamos diversos assuntos do mundo geek e afins. Curta nossa página, siga no twitter e fiquem ligados no site para não perder nada!


Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *