domingo, 9 de outubro de 2016

Planeta Geek | Estaria "The Flash" sofrendo com a "maldição da terceira temporada"?


Olá meu caro amigo leitor, mais um Planeta Geek por aqui, como de costume agradeço profundamente pelo prestigio que você está dando pra nós neste momento, enquanto lê essas palavras, peço que não pare aqui e continue comigo para mais uma discussão bem legal sobre o nosso gigantesco mundo nerd!

Bom, primeiramente devo alertar que alguns "spoilers" sobre o primeiro episódio da terceira temporada de The Flash podem integrar este texto, mesmo que pequenos, então se você ainda não viu e se importa muito com isso, peço que veja e volte aqui para continuar a discussão!

(Parceira entre "Flash" e "Kid Flash" era um dos impulsionadores desta nova temporada da série)

Ainda está comigo? Ok então, acho que vale também explicar a "maldição da terceira temporada" citada no título. Bem, se você viu Arrow (ou vê ainda) e também acompanha The Flash provavelmente já deve saber do que se trata. 

Vamos analisar Arrow primeiro, que é a nossa base de avaliação para essa "maldição". Na opinião desse que vos escreve e mais alguns conhecidos também, a série caminha desta maneira: A primeira temporada é boa, a segunda é excelente, a terceira é ruim e a quarta é horrível. Ou seja, em algum momento entre o segundo e o terceiro ano o programa se perdeu e caiu drasticamente de rendimento, acho que sabemos a causa disso mas não vamos entrar nesse mérito neste momento, vamos apenas seguir esta linha de raciocínio. 

(Com o verdadeiro "Team Arrow" o programa fechou com chave de ouro a melhor temporada até hoje das séries da DC na CW)

Bom, chegando ao que interessa, o ponto aqui é que: estaria Flash caminhando para o mesmo fim? Mais uma vez, em nossa avaliação, a série pode ser definida até agora com uma primeira temporada muito boa, e uma segunda que estava muito bem, mas teve um final bem abaixo do prometido (talvez uma "maldição precoce"?)... e o inicio da terceira temporada não nos anima muito.

Se você viu o episódio mais recente da série e conhece o arco "Flashpoint" das HQ's (ou mesmo viu a animação) sabe que a CW ficou 6 meses prometendo, e prometendo, e por fim entregou uma representação covarde da história original (nem podemos chamar isso de adaptação, não é?), resolvendo a "passagem" de Barry Allen por esse mundo onde a mãe dele está viva em UM EPISÓDIO! Um verdadeiro desserviço com a história, que tinha tanto potencial e já é descartada usada de uma forma tão rasa. 

(Batman sanguinário, guerra entre Atlantis e Amazonas, e Superman cobaia de laboratório são alguns dos elementos do "Flashpoint" dos quadrinhos, é evidente que tudo isso não poderia chegar a adaptação para a TV)

Porém, este não é o problema geral da série no momento, poderiam usar apenas o nome da história (como fizeram), alterar MUITAS coisas, reduzir tudo a apenas um episódio e ainda sim fazer algo com qualidade? Claro que poderiam, por que não? Se trabalhado do jeito certo poderia dar certo, era possível sair algo bom dali, mas não foi o que aconteceu.

O episódio não foi de todo ruim, diverte como sempre, e tem um tom bem legal (como sempre também), mas algumas coisas realmente mostram como a série se encontra saturada em diversos aspectos. Toda a temporada ter um "velocista melhor" como antagonista principal do personagem já não está colando mais, Zoom foi uma grande decepção no fim da segunda temporada, e mesmo que o Flash Reverso seja uma das melhores coisas da série, simplesmente não da pra ficar usando ele toda hora, o certo agora seria apostar em novos personagens com poderes diferentes, ou mesmo ameaças que saiam um pouco do "acelerador de partículas" e renovem um pouco a história, e quem sabe mais pra frente apostar no vilão mais uma vez, sem "novos reversos" no meio disso, mas com a introdução do "Rival" e o gancho no fim do episódio, será que veremos mesmo essa renovação?

("Zoom" passou de "diabo" para frouxo apaixonado, a partir do momento que descobrimos sua identidade e sua origem)

"Renovar", eis uma palavra que precisa ser entendida pelos produtores, uma outra coisa que simplesmente NÃO DA MAIS é aquela formula de quase todo episódio: Barry pra baixo, sendo derrotado, e achando que não vai conseguir vencer o vilão e ai vem o personagem da vez, que varia de episódio para episódio com as frases motivacionais "eu acredito em você Barry", "você consegue". Todos sabemos que muitas mídias diferentes usam isso, e tem sentido sim, mas a partir do momento que toda hora o personagem precisa dessa "motivação" ela acaba ficando sem o peso que deveria ter, se fosse usada no momento certo, o cumulo de tudo foi no último episódio, talvez a mais forçada de todas, com uma Íris West que mal conhece nosso Flash.

Assim como Arrow ficou saturadíssima com romances excessivos, mais importância do que o necessário para Felicity, recorrentes brigas internas do "Team" e os flashback's que se tornaram apenas um fardo, Flash pode tropeçar nos mesmos erros e se tornar uma série medíocre, assim como sua companheira de canal é atualmente.

Claro que você leitor que está nesse momento aqui pode estar pensando "não, mas você é maluco, eu não acho nenhuma dessas coisas ruins, Olicity é vida", ok, em muitos casos o que é ruim pra algumas pessoas não é para outras, e é exatamente por isso que com todos esse problemas Arrow ainda continua firme e forte (ou não) na CW, e a horrorosa Legends of Tomorrow foi renovada para uma segunda temporada, faz parte, é apenas a minha opinião, e de alguns conhecidos descrita aqui neste texto.

(Dois vilões ridículos representam bem as piores temporadas feitas da DC na CW)

É claro que estamos somente no primeiro episódio, ninguém aqui está sendo "profeta do apocalipse", é possível sim que mesmo com uma adaptação fraca do arco dos quadrinhos o programa caminhe para algo legal, consertando seus erros e mudando alguns pensamentos, só é evidente que não foi um bom começo, nós resta agora apenas esperar.

Enfim, como um fã da DC Comics de carteirinha, é claro que não quero que a série vá por esse caminho, e assim como fiquei por dois anos acompanhando a decadência de uma das minhas séries preferidas (Arrow), vou continuar na expectativa de que Flash se renove, mesmo por que, com quase 2 temporadas muito boas, o programa ainda tem algum crédito pela frente.

A esperança para Arrow já acabou (a quarta temporada foi minha última), mas ainda é possível que Flash mude, e se torne uma série melhor do que até já foi. Afinal de contas, não custa sonhar, certo? Quem sabe até Arrow não melhora? (Não).

E você? O que acha de tudo isso? Eu estou ficando louco, ou tenho alguma razão no que digo? Opinem nos comentários, e deem seu feedback sobre o quadro: Como podemos melhorar, e outros temas para abordar também. O Planeta Geek fica por aqui, um abraço e até o próximo domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Tropa Geek

Um projeto idealizado por três amigos, que buscavam um meio de trabalhar juntos e ao mesmo tempo se divertir com isso. Somos um site sobre cultura pop, com enfase no cinema, e além das notícias diárias sobre diversos assuntos, ainda temos textos de opinião/entretenimento saindo quase que diariamente também, fora o Geekcast, nosso podcast quinzenal, onde dessecamos diversos assuntos do mundo geek e afins. Curta nossa página, siga no twitter e fiquem ligados no site para não perder nada!


Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *