sábado, 17 de setembro de 2016

TG Recomenda | O filme Invictus!


Olá caro leitor. Bom, se você veio até aqui eu já te agradeço por sua atenção e claro peço que continue lendo.

No TG Recomenda de hoje eu resolvi trazer o filme Invictus (2009), que não é tão popular, mas que acho que vale a pena vocês conferirem.

Invictus é protagonizado por Morgan Freeman e Matt Damon que interpretam respectivamente Nelson Mandela e François Pienaar. O filme conta com a direção de Clint Eastwood, sim o famoso ator dos filmes de faroeste dos anos 1960. Já o roteiro é escrito por Anthony Peckham, que foi roteirista de Sherlock Holmes (2009). A história do longa é baseada no livro Playing the Enemy: Nelson Mandela and the Game That Made a Nation, de John Carlin, que conta a conquista da Copa do Mundo de Rugby de 1995 pela seleção Sul-Africana de Rugby.

O filme começa depois do fim do Apartheid, e mostra a saída de Nelson Mandela da prisão. Logo após Mandela é eleito como o primeiro presidente negro da África do Sul. De inicio é mostrado para o publico as consequências, traumas e feridas que o Apartheid causou no país e essa é a principal trama do filme. Como o foco principal é em Mandela nos acompanhamos o objetivo do presidente de tentar consertar seu país, unindo o seu povo - que está divido entre os negros e os brancos sul-africanos -, e combatendo o crime e a violência entre eles.  Acho que vale ressaltar aqui a cena inicial do filme, que já mostra bem proposta. A cena começa mostrando de um lado, um campo cercado, bonito e bem cuidado, onde vemos um time de jovens brancos jogadores de Rugby treinando, e no outro lado da rua, também cercado, um campo quase seco, bem mau-trado, só que com jovens negros e jogando bola. Logo após um carro levando Mandela, que acabou de ser solto, passa por essa rua que divide as duas partes. A cena é muito significativa para o que será mostrado no filme: dois lados separados por cor, classe social e preconceito. E claro, o final, com Mandela entre esse confronto de raças.

Mas ai você pode se perguntar: Onde entra o Rugby nessa história? Pois é, ele entra quando em um jogo da seleção da África do Sul, Mandela percebe uma oportunidade de quebrar esse preconceito racial do país e ao mesmo tempo unir as pessoas. Claro, a seleção de Rugby acaba servindo também como uma analogia para a situação do país, mas é isso, não vou contar mais porque se não sua experiência será estragada completamente, então vai lá ver o filme. Mas espera, antes termine de ler o texto ou então pelo menos volte porque ainda tem mais.

O longa chegou a receber algumas indicações a prêmios como Oscar, Globo de Ouro e Sag Awards, porem não ganhou nenhum. Dentre os atores indicados as esses prêmios, Morgan Freeman talvez seja o que mais merecesse ganhar algum prêmio por esse trabalho. Como sempre ele entrega uma ótima atuação e consegue passar bem as emoções do momento e do personagem, além também do fato dele ser um pouco parecido fisicamente com o próprio Nelson Mandela ajudar também. Alias em algumas cenas o diretor usa filmagens reais de Mandela que coincide com o que está acontecendo no filme e realmente a aparência de Freeman lembra a de Mandela.

Para finalizar, o filme é bem recomendado para quem gosta de filme biográfico e de drama, claro. Ele também pode agradar pessoas que não são familiarizadas com os gêneros, pois por mais que possa não parecer, o filme consegue te cativar -  principalmente com o Mandela - e prender a sua atenção, fazendo com que você não se sinta cansado ou ache tudo arrastado, tudo isso se deve ao bom ritmo que o filme tem.  Resumindo o filme é bem escrito, bem dirigido e bem atuado - pelos personagem de importância -, por tudo isso acho que vale a pena você conferir.

Ah, e claro antes curtam nossa pagina do Facebook e segue a gente no Twitter para saber quando sairá o próximo Tropa Geek Recomenda. Agora sim pode ir lá ver o filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Tropa Geek

Um projeto idealizado por três amigos, que buscavam um meio de trabalhar juntos e ao mesmo tempo se divertir com isso. Somos um site sobre cultura pop, com enfase no cinema, e além das notícias diárias sobre diversos assuntos, ainda temos textos de opinião/entretenimento saindo quase que diariamente também, fora o Geekcast, nosso podcast quinzenal, onde dessecamos diversos assuntos do mundo geek e afins. Curta nossa página, siga no twitter e fiquem ligados no site para não perder nada!


Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *