domingo, 11 de setembro de 2016

Planeta Geek | A pergunta de um fã com esperanças: Ainda vamos ver a Bat-família nos cinemas?


Olá meus caros leitores, primeiramente agradeço em nome de todos do site por pelo menos estar lendo esse comecinho do texto! E claro, peço que leia até o final. 

Esta é a estréia de mais um dos nossos novos quadros aqui do site, todo domingo no "Planeta Geek" vamos abordar algum assunto variado, claro que sempre ligado a cultura geek, e dar nossa opinião sobre, etc etc. Antes de começarmos peço também que deem suas opiniões, tanto sobre o assunto abordado aqui como do próprio quadro em geral, o que podemos melhorar, temas para abordar e outras coisas mais, criticas construtivas são sempre bem vindas!

E para estrear essa coluna linda e maravilhosa, o que é melhor do que falar sobre o Batema?! Nada, certamente. 

O novo filme solo do Homem-Morcego (agora fazendo parte do universo de filmes da DC), que será dirigido, protagonizado e escrito por Ben Affleck, já teve diversos rumores envolvendo sua produção, e olha que nem data de estreia oficial ele tem ainda (mas é quase certeza que ele chegará aos cinemas em 2018 mesmo). 

Nos últimos dias, porém, tivemos a confirmação oficial do vilão do longa, que será o Exterminador (veja aqui). Mas o que isso significa? Afinal de contas, que tipo de história veremos neste novo filme do Batman? E principalmente (e ai vai a pergunta de um fã, que motiva todo esse artigo no dia de hoje): Que personagens do universo do herói vão ser apresentados?

Antes de o Exterminador ser confirmado no filme, alguns outros rumores tomaram força na internet, com relação ao antagonista do filme, e a história em quadrinhos base para a produção, porém, creio que o que mais perdurou e repercutiu entre esses foi a do "Capuz Vermelho". 

Você pode ler a matéria feita por nós na época aqui, mas basicamente era dito que a história base do filme seria similar a HQ "Batman Contra o Capuz Vermelho", que mostra o retorno do Robin Jason Todd dos mortos, com participações do Coringa (bem importante por sinal), do Asa Noturna também, e etc.

(Parte da capa da excelente animação que leva o nome da história, e adapta o arco em formato de longa-metragem)

Falando brevemente sobre, esse rumor particularmente era visto por este que vos escreve com olhos muito melhores do que uma possível história com o Exterminador, até algo chamado Esquadrão Suicida estrear, e toda a minha expectativa particular gerada com o Coringa ir por água abaixo, bom, mas isso não vem ao caso agora, e nem é o foco do quadro, talvez em futuros textos.

O ponto que mais me agradava sobre este rumor era clara e declarada presença confirmadíssima de uma "classe" de personagens que, desde de um certo filme, que levava seu nome no título, são um tanto quanto "deixados de lado" pela Warner/DC, com até um aparente medo em sequer cita-los em longa-metragens, sim meus amigos, eu estou falando dos "Robins".

Não sei se esta opinião é algo pessoal meu, tanto que, se mais alguém também tiver o mesmo sentimento, peço que compartilhe com a gente, mas desde da decadência dos filmes do Batman no final dos anos 90, que convenientemente os piores são os que tem a presença do menino prodígio, e depois com o sucesso dos filmes feitos por Christopher Nolan (que não contam com a presença de nenhuma versão do personagem), que fazem até uma homenagem bem legal por sinal, mas só isso, a Warner parece sempre mostrar um receio na participação de qualquer coisa que seja minimamente ligada ao Robin (menos quando é pra matar ele), até em alguns meses antes da estreia de Batman vs Superman veio um rumor de que o Robin morto seria na verdade Dick Grayson, ou seja, o primeiro Robin, ao invés de Jason Todd, o segundo Robin, o que basicamente poderia significar que a Bat-família em sua grande parte ia ficar por ai (veja a noticia aqui), porém, recentemente foi confirmado que o quem foi morto foi Jason e não Dick (aqui), o que deixa tudo normal, e a esperança de certa forma ainda permanece no coração deste antigo fã.

(Todos os detentores do manto do personagem em uma imagem só, será que um dia veremos está cena nas telonas?)

Sei que os Robins não representam a totalidade da "Bat-família", que é composta por todo um leque de personagens, uns mais legais, outros bem menos, porém, neste caso, os Robins são (na minha opinião; acho que nem precisa ficar falando que é minha opinião, não é?) de vital importância, e mais que isso são o principal indicador para saber se vamos ver, pelo menos um pouco, da Bat-família explorada nos cinemas. Por que? Bom, basicamente, eles são o inevitável "inicio" para qualquer tipo de adaptação disso pros cinemas, pelo fato de serem todos, em sua essência, filhos do Morcegão.

E no caso de uma adaptação de "Batman contra o Capuz Vermelho" para os cinemas, inevitavelmente veríamos a história do ex-Robin Jason Todd, morto pelo Coringa, e seu retorno, que trás a tona vários elementos morais do Batman e tudo que isso pode desencadear, alias, a deixa para isso já foi até dada nos cinemas, já sendo estabelecido em BvS que Jason Todd foi morto, com seu uniforme podendo ser visto dentro da Bat-caverna em um momento do filme, algo que creio que de um jeito ou de outro tem que pelo menos ser explicado neste primeiro filme do Batman, nem que apenas em um flashback com a cena icônica da morte do Menino Prodígio. 

(Uniforme de Jason Todd exposto na Batcarvena em BvS, em contraponto com a cena de sua morte nas HQ's)

Além de Jason, o próprio Dick Grayson (primeiro Robin, e posteriormente Asa Nortuna) também participa do arco, não tem extrema importância na história, porém (como em todas histórias com os dois), é legal ver o "embate de ideais" de Bruce Wayne e seu antigo pupilo. 

Mas não vai acontecer, pelo menos nesse primeiro momento, tanto Capuz Vermelho, como qualquer "mini-arco" relacionado ao Coringa parece estar descartado pra esse primeiro filme, mas sabemos o vilão agora. Exterminador, o que esperar? Será que veremos algum membro da Bat-família? (sem ser o Batman e o Alfred, claro) Vamos analisar as possibilidades, e como alguns personagens poderiam aparecer:

Robin

(Da esquerda para a direita a linha de sucessão do manto do Robin: Jason Todd [2º], Tim Drake [3º] e Damian Wayne [atual])

Creio que (mesmo ainda sendo pequena) este seja o integrante com mais chance de aparecer. Viram que o título do tópico é apenas "Robin"? Claro que viram, mas por que? Qual Robin em especifico? Bom, exatamente por isso, temos várias opções. Dentre todos, o Robin é o mais provável de fazer uma ponta, ou mesmo ter uma influencia na história, seja com Jason Todd, que dentre as opções dentro desta opção (muitas opções) é o com mais chances, em um possível flashback mostrando sua morte (sim, algo em torno de 3 minutos em tela talvez?), ou mesmo com Damian Wayne, atual detentor do manto nos quadrinhos, e que traria todo o background da Liga dos Assassinos, ou Tim Drake, podendo ser introduzido apenas como "um novo Robin" após  a morte de Jason, sem necessidade de ter que explicar a fio uma grande história de fundo, como ocorreria no caso de Damian. 

Nota: Dentro das opções, os personagens são citados de acordo com a possibilidade de aparição. Nota da nota: O critério para essa classificação usado é algo entre "nenhum" e "coisa alguma", sem nenhuma fonte ou algo do tipo, apenas o "felling" deste que vos escreve, baseado nos fatos conhecidos e nas possibilidades existentes.

Asa Noturna/Dick Grayson 


Assim como o Robin, a participação deste personagem no filme (em um mundo sem esse "medo" da Warner em usar os personagens) não seria mais do que básica, sendo ambos secundários de extrema importância no cânone do Morcegão. Como já disse mais em cima no texto, o mais legal da relação entre Bruce e Dick é o conflito de ideais, com o ex-pupílo do herói sempre contestando os métodos deste, e buscando sair "da sombra" do Homem-Morcego, dando uma dinâmica bem legal ainda entre os dois e o Alfred, e qualquer outro "irmão" que esteja na história, seja Tim, Jason ou o próprio Damian. Sua introdução não seria nada difícil também, em 5 minutos (ou menos) é simples estabelecer que ele no passado foi um Robin e agora atua de forma individual, indo prestar alguma "ajuda" em Gotham, quase sempre acionado pelo Alfred. Além de, sabendo quem será o antagonista da história, termos uma outra ponta muito simples para ser usada também, basta pensar: De que outra equipe de heróis o Exterminador é um conhecido vilão? E quem é (na grande maioria das versões) o líder desta equipe? (Sim, os Jovens Titãs, e sim, Dick Grayson, isso mesmo!).

Bom, acho que esse acima são os mais "prováveis" de serem introduzidos neste vindouro novo filme, mesmo que possa não ocorrer, é fato que não será por dificuldade alguma de introdução dos personagens, e sim simplesmente por má vontade da Warner. 

Daqui pra baixo vamos delirar um pouco, falar de algumas outras opções, que além de menos conhecidas, são bem mais difíceis de serem introduzidas em apenas um filme, dependendo bastante do estabelecimento prévio tanto do Robin, quanto do próprio Asa, caso contrário, pode parecer simplesmente meio "jogado".

Robin Vermelho/Tim Drake 


O terceiro Robin, tem participação (com o manto de Robin Vermelho, e não como Robin) quase que impossível neste universo de filmes da DC, pelo menos por agora, justamente por que, fica quase 100% estabelecido que após a morte de Jason Todd, o manto do Robin foi aposentado pelo Batman, ficando parado todo esse tempo, não tendo espaço para que Drake tenha atuado como o herói e deixado de atuar também, passando a utilizar uma nova alcunha, assim como Dick Grayson. Mas não custa sonhar em ver os quatro "ex-Robins" juntos no cinema no futuro, não é?

Batgirl/Barbara Gordon 


Irônico ou não, é bem provável que o alter-ego da personagem esteja presente no filme do herói, até, quem sabe, atuando como a Oráculo, mas não como Batgirl. Por se tratar de um universo com uma mitologia que chega com muitas histórias em seu plano de fundo (20 anos de histórias, pra ser mais exato), é bem possível que tudo aquilo que já sabemos da icônica HQ "A Piada Mortal" já tenha acontecido, e a presença da Batgirl não seja mais possível, pelo menos não com Barbara vestindo o manto.

Capuz Vermelho/Jason Todd 


Acho que tudo que ronda a introdução deste personagem em uma história do Batman já foi explanado mais acima, porém, a participação do Capuz, pelo menos neste primeiro filme, é praticamente impossível. Como um bom fã, fica sempre a esperança de guardarem a história um pouco mais pra frente, em futuras sequencias, podendo focar apenas em todo esse arco dramático pessoal envolvendo Batman, Jason Todd e o Coringa, que é realmente muito interessante.

Daqui pra frente as opções começam a se tornar cada vez menos prováveis ainda (pra não dizer impossíveis), e com menos relevância também. É até possível se pensar, que em um terceiro ou mesmo quarto filme, com uma mitologia toda estabelecida, comecem a explorar alguns outros membros da Bat-família, como a Batwoman, Batwing ou até (não custa sonhar né?) o Batman do Futuro.

Nota ²: Vale lembrar que a Mulher-Gato, considerada um "membro da família" por alguns não foi citada na lista pois, (1) o objetivo é abordar os personagens que podem formar toda uma ligação entre eles também e não apenas com o Batman, (2) além de em um primeiro momento pensarmos só nos heróis. Contudo, é muito provável (talvez até mais que todos os personagens citados nesta lista) que vejamos a personagem nas telonas já em 2018.

O que podemos concluir com tudo isso? O mesmo que no começo: A Warner/DC tem muitos personagens com um potencial incrível dentro do universo do Batman em mãos, e agora cabe a eles ou não (Ben Affleck, eu confio em você!) usá-los, seja apenas um Robin, ou mesmo Asa Noturna, neste primeiro filme, podendo expandir mais o leque de opções no futuro. 

Um cenário perfeito, pra esse que vos escreve seria desenvolver um pouco a história da morte de Jason Todd no filme de 2018, assim como introduzir o Asa Noturna como um coadjuvante "de luxo". Mais uma vez, não custa sonhar, certo?

E vocês o que acham do assunto? Quem vocês gostariam de ver no filme do Batman? Quem não gostariam? Opinem ai nos comentários!

E por último, mas não menos importante, queria agradecer a você que conseguiu ler até aqui (ficou meio grande, não?), muito obrigado mesmo, qualquer dica de tema ou feedback sobre o que melhorar no quadro são extremamente bem-vindas, e vamos ler todas, sabemos que é apenas o inicio do "Planeta Geek", então temos muito ainda para melhorar.

Se possível, não esqueça de curtir nossa página no Facebook, seguir a gente no Twitter, e claro, ficar de olho no site pra não perder nenhum conteúdo novo dessa grande leva de material que estamos trazendo pro site, mais uma vez muito obrigado, e até o próximo domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Tropa Geek

Um projeto idealizado por três amigos, que buscavam um meio de trabalhar juntos e ao mesmo tempo se divertir com isso. Somos um site sobre cultura pop, com enfase no cinema, e além das notícias diárias sobre diversos assuntos, ainda temos textos de opinião/entretenimento saindo quase que diariamente também, fora o Geekcast, nosso podcast quinzenal, onde dessecamos diversos assuntos do mundo geek e afins. Curta nossa página, siga no twitter e fiquem ligados no site para não perder nada!


Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *